PSPE
PSPE
14 Fev
O futuro passa por “mais Europa” na defesa do cidadão europeu

O futuro passa por “mais Europa” na defesa do cidadão europeu

A deputada Maria João Rodrigues defendeu que “a União Europeia tem que definir um roteiro ambicioso para o seu futuro” porque “o mundo aguarda uma mensagem positiva” e “não podemos manter um impasse devido às várias eleições nacionais previstas para este ano”.

Durante a sua intervenção na sessão plenária de Estrasburgo a vice-presidente dos Socialistas e Democratas (S&D) sublinhou que “nós somos a favor da abertura e cooperação, com compromissos sustentáveis para a economia global”.

 

O Parlamento Europeu quer que a Cimeira de Roma, prevista para o próximo dia 25 de março, e o Livro Branco da Comissão Europeia sobre o futuro da Europa sejam uma oportunidade para a definição de prioridades.

 

“A União Europeia está confrontada com desafios que resultam do efeito combinado de Putin, Trump e da emergência de nacionalismos no seu seio. Este é o momento de a União Europeia se afirmar como uma potência política e económica e de traduzir essa força através de melhores soluções europeias. Melhores soluções europeias em prol do crescimento, com uma melhor estratégia de investimento, com um pilar social forte e com capacidade orçamental”, prosseguiu.

 

A “melhor maneira”, nas palavras da deputada, “de afirmar as soberanias nacionais através da soberania europeia e de fazer com que os europeus sintam que podem reganhar controlo sobre as suas vidas”.

 

Maria João Rodrigues apelou ainda a “melhores soluções” para lidar com os problemas de segurança, avançando com uma política de defesa europeia, complementada por medidas adequadas de migração e asilo.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu