PSPE
PSPE
15 Fev
Acordo comercial com o Canadá é estratégico para a União Europeia

Acordo comercial com o Canadá é estratégico para a União Europeia

Pedro Silva Pereira considera “bom” o acordo comercial com o Canadá (CETA). “Um acordo equilibrado do ponto de vista económico que elimina tarifas e permite o acesso ao mercado. É uma nova referência para o comércio internacional”, afirma o deputado.

Durante a intervenção na sessão plenária que decorre em Estrasburgo, Pedro Silva Pereira qualificou o CETA como “um acordo progressista para uma globalização mais regulada”.

Um documento “melhorado” na versão final porque “demos ouvidos aos cidadãos” e “respeita os valores ambientais e sociais da União Europeia, o nosso direito a regular um interesse público”, destaca Pedro Silva Pereira.

O CETA observou o deputado, é “sobretudo, depois de Trump a resposta necessária contra a perigosa ilusão do isolamento e do protecionismo”.

As negociações para um acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Canadá iniciaram-se em 2009. O Parlamento Europeu aprovou agora, por larga maioria, a versão final do CETA.

Para além das questões comerciais, a parceria estratégica entre a União Europeia e o Canadá permitirá intensificar a cooperação bilateral nas áreas da política externa e de segurança, o combate ao terrorismo, a luta contra a criminalidade organizada, o desenvolvimento sustentável, a investigação e a cultura.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu