PSPE
PSPE
04 Out
Futuro da Europa: “Existe uma boa base de entendimento entre Costa, Juncker e Macron”, afirma Maria João Rodrigues

Futuro da Europa: “Existe uma boa base de entendimento entre Costa, Juncker e Macron”, afirma Maria João Rodrigues

A vice-presidente do Grupo Socialistas e Democratas (S&D), Maria João Rodrigues disse, durante a sessão plenária de Estrasburgo, que “existe um roteiro para o futuro da Europa e uma boa base de entendimento entre as posições dos principais líderes, neste caso entre Jean-Claude Juncker, Emmanuel Macron e António Costa”. A deputada sublinhou que “o plano é claro, está na altura de o implementar, já desperdiçamos muito tempo com o Brexit, com as eleições francesas e alemãs, agora com a constituição do governo alemão. Não podemos esperar mais!”

 

Maria João Rodrigues falava durante o debate sobre as grandes prioridades políticas que serão objeto de discussão na próxima reunião do Conselho Europeu, prevista para os próximos dias 19 e 20 de outubro.

 

A deputada apresentou várias medidas para a implementação imediata do roteiro para o futuro da Europa. No que se refere à gestão da migração, exigiu a implementação de uma verdadeira parceria com África para potenciar o desenvolvimento nos países de origem. No que concerne à preocupação crescente sobre os efeitos da revolução digital e a sua transposição em mais e melhores empregos, exigiu que a União Europeia implemente um Pilar Social que garanta condições de trabalho decentes e a adequada proteção social para todo o tipo de contratos laborais.

 

Maria João Rodrigues defendeu também que a única maneira de implementar todas estas medidas, e colocar fim às divergências socioeconómicas, é através de “um orçamento comunitário que corresponda à altura dos desafios. Não venham dizer que não há dinheiro, por exemplo, uma boa fonte de financiamento poderá ser os impostos que as grandes multinacionais deviam pagar no âmbito da economia digital quando beneficiam do mercado interno europeu”.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu