PSPE
PSPE
30 Nov
Francisco Assis alerta para necessidade de finalizar acordo com o Mercosul até ao final do ano

Francisco Assis alerta para necessidade de finalizar acordo com o Mercosul até ao final do ano

Francisco Assis participou enquanto orador num almoço-debate promovido pela APEX-Brasil, sobre a apresentação do estudo “Brazil-European Union Bilateral Investments Map”, durante o qual defendeu a importância da conclusão do acordo de Associação UE-Mercosul.

 

No debate participaram ainda o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, o Embaixador do Brasil, Everton Vieira Vargas e o Presidente da APEX-Brasil, Roberto Jaguaribe.

 

Perante os representantes dos dois blocos comerciais Francisco Assis alertou que "não podemos falhar a oportunidade histórica de concluir o acordo até ao final do ano".

 

O documento em discussão foi produzido pela APEX-Brasil em conjunto com a delegação da União Europeia no Brasil e reuniu dados sobre os investimentos entre o Brasil e a UE entre 2006 e 2015. No estudo pode ler-se que a análise “demonstrou que Brasil e União Europeia possuem não apenas um longo relacionamento comercial, mas também forte interdependência económica com investimentos robustos em ambos os sentidos".

 

O stock de investimentos da UE no Brasil é 1,4 vezes superior ao que a UE tem investido na China, 1,9 vezes o investido na Rússia, 4,2 vezes o investido na África do Sul e aproximadamente 6,4 vezes mais do que o investimento europeu na Índia.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu