PSPE
PSPE
15 Dez
Liliana Rodrigues integra equipa de trabalho do Grupo S&D sobre mecanismo europeu de proteção civil

Liliana Rodrigues integra equipa de trabalho do Grupo S&D sobre mecanismo europeu de proteção civil

A deputada diz ser necessário “rever a capacidade de resposta da União Europeia” aos pedidos de apoio feitos pelos Estados Membros, “o mais importante é fortalecer a eficácia da ação preventiva para todo o tipo de catástrofes”. Liliana Rodrigues acrescenta que as propostas elaboradas para combater situações de emergência e de crise, devem servir para “assegurar que a União preste uma melhor assistência aos cidadãos, tanto na Europa como fora das suas fronteiras.”

 

Para a tomada de posição em relação ao relatório que será avaliado na Comissão de Desenvolvimento Regional (REGI), a deputada contará com o contributo das entidades nacionais e regionais de proteção civil, com quem irá reunir no próximo mês de janeiro. A intenção é “ouvir quem está no terreno, quem conhece, melhor do que ninguém, os procedimentos a ter em conta nestas matérias e de quem pode contribuir para melhorar e agilizar os processos em circunstância de catástrofe”, explica a deputada.

 

O documento surge com o objetivo de rever a legislação em vigor sobre o “Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia”. O relatório propõe a criação de uma reserva de activos de protecção civil designada rescEU, a que os Estados Membros vão poder recorrer quando não conseguirem fazer face a catástrofes pelos seus próprios meios e necessitem, com urgência, de ajuda adiciona.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu