PSPE
PSPE
15 Dez
Francisco Assis questiona o Comissário da Agricultura sobre o acordo UE-Mercosul

Francisco Assis questiona o Comissário da Agricultura sobre o acordo UE-Mercosul

Francisco Assis questionou o responsável pela pasta da agricultura na Comissão Europeia, Phil Hogan, sobre o desenrolar das negociações do acordo de associação entre a União Europeia e o Mercosul. A pergunta surge depois de uma carta enviada, na semana passada, na qual o deputado manifestava preocupação com o facto da finalização do acordo estar a ser obstaculizada devido à percentagem da carne bovina produzida pelo bloco sul-americano a ser alvo de uma diminuição tarifária. Obstáculo que o deputado considera ser “uma cedência irrazoável e injustificada a interesses sectoriais de alguns Estados-membros”.

 

Francisco Assis, presidente da delegação para as relações com o Mercosul, entende que “seria incompreensível que a União Europeia “não lograsse obter um acordo de associação de tal importância, há tanto tempo desejado e adiado, devido à resistência do bloco europeu em acomodar uma pretensão do Mercosul correspondente a 1% do volume total da carne bovina produzida na UE”.

 

O deputado destaca que “as notícias da última ronda negocial dão conta de que a UE não melhorou a oferta, como era expectativa do Mercosul, sendo de notar que tal oferta já conheceu vários decréscimos face ao valor discutido em 2004”.

 

Nesse sentido, Francisco Assis pergunta a Phil Hogan se a “Comissão Europeia está disposta a melhorar a sua proposta relativa a este produto” e se, na próxima etapa do processo de negociação, “irá privilegiar o interesse do conjunto da União Europeia ou os interesses sectoriais de alguns Estados-membros".

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu