PSPE
PSPE
11 Mai
Francisco Assis defende “uma Europa mais presente e mais capaz”

Francisco Assis defende “uma Europa mais presente e mais capaz”

Francisco Assis participou numa conferência no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão. O deputado começou por se afirmar um “europeísta convicto” e recordou o passado de guerras que o Continente enfrentou antes da criação da União Europeia. Quando questionado sobre a crise da Europa relembrou que a “Europa esteve quase sempre em crise, mas soube sempre ultrapassá-las. A Europa é uma história de sucesso e a prova disso mesmo é que hoje há países que querem entrar na União”.

 

Na conferência abordou-se também a importância da União Europeia no contexto atual. Na opinião de Francisco Assis, “o que hoje marca o contexto europeu, na era da globalização, é que nenhum país tem dimensão para liderar sozinho. Mesmo o maior país europeu, a Alemanha, tem atualmente cerca de 82 milhões de habitantes. Num mundo de gigantes em franco crescimento demográfico, como é o caso da Índia, China e dos países da América Latina, a Europa só pode ter relevância nas questões internacionais se estiver unida”, defendeu o deputado.

 

Francisco Assis referiu-se ainda a alguns problemas internos da União Europeia e apontou alguns caminhos como “dotar a zona euro de mecanismos que assegurem a solidariedade e reformar a zona euro, pugnando pela criação de um fundo monetário europeu e concluindo o processo da união bancária”.

 

O deputado concluiu a conferência apontando o aprofundamento da Europa como o caminho a seguir. “Temos de reforçar a Europa e partilhar mais soberania. A política externa, por exemplo, é uma área onde há pouca Europa e nós queremos uma Europa mais presente e mais capaz.”, disse.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu