Certificado Verde Digital, um instrumento a pensar no bem comum ou uma forma de criar novas desigualdades?

Certificado Verde Digital, um instrumento a pensar no bem comum ou uma forma de criar novas desigualdades? 09.04.2021

O Certificado Verde Digital é o novo instrumento da União Europeia para responder, de forma coordenada, à pandemia COVID-19, com vista facilitar a mobilidade segura dos cidadãos contribuindo assim para restaurar a economia e o turismo, garantindo e facilitando a circulação segura dos cidadãos. O Certificado Verde Digital irá facilitar a livre circulação de cidadãos dentro da UE, através do mútuo reconhecimento dos atestados de vacinação, atestado de teste negativo ou atestado de recuperação da infeção, contribuindo para a redução de burocracia e facilitando a circulação dos cidadãos entre Estados-membros.

 

 

A Europa da Investigação, com Elvira Fortunato

A Europa da Investigação, com Elvira Fortunato 09.04.2021

Esta semana no podcast #EsefalássemosdaEuropa? fala-se sobre as redes de investigação na União Europeia, da sua colaboração com a indústria, do impacto nas sociedades e também do que a Europa faz para garantir a igualdade de género na investigação.

 

 

Estratégia e investimento para alternativas ao plástico

Estratégia e investimento para alternativas ao plástico 07.04.2021

Os plásticos continuam a ser um problema crescente que assola a União Europeia e afeta, em consequência, o meio ambiente, a saúde e o bem estar de todos os cidadãos. Sara Cerdas além de alertar para a importância de aplicar a Estratégia Europeia para o Plástico, questiona a Comissão Europeia sobre os incentivos que serão disponibilizadas para aumentar a investigação de alternativas ao plástico, de forma a se alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas e do Pacto Ecológico Europeu.

 

 

Prémio Mário Soares

Prémio Mário Soares 05.04.2021

A Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu iniciou a divulgação da primeira edição do Prémio Mário Soares, destinado a galardoar, todos os anos, alunos do 3º ciclo do ensino básico pelos trabalhos apresentados no âmbito da componente curricular "Cidadania e Desenvolvimento" e que valorizem aspetos da cidadania europeia. "É uma homenagem a um grande socialista e a um grande cidadão português e europeu, e uma forma de inspirados pelo seu exemplo, incentivar junto dos estudantes portugueses a reflexão sobre os valores europeus, o estudo do projeto europeu e a participação ativa na sua aplicação", afirma Carlos Zorrinho, Presidente da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu.

 

 

Sara Cerdas defende apoios para a transformação sustentável dos transportes públicos

Sara Cerdas defende apoios para a transformação sustentável dos transportes públicos 05.04.2021

A deputada questionou a Comissão Europeia sobre as medidas e apoios para modernizar e transformar o setor dos transportes públicos, em consonância com os objetivos estabelecidos pela União Europeia em termos de sustentabilidade. Sara Cerdas alerta que “em muitas regiões da União Europeia os transportes públicos encontram-se envelhecidos e consequentemente constituem uma fonte de poluição sonora e atmosférica, contribuindo para um nível de qualidade de vida menos saudável das populações”.