18 milhões de crianças em risco de pobreza na Europa

18 milhões de crianças em risco de pobreza na Europa

28.04.2021

Manuel Pizarro afirmou ser “difícil compreender” que a União Europeia aceite conviver com a “dura realidade” de 18 milhões de crianças em risco de pobreza.

“Esta situação corrói os fundamentos da União”, disse o deputado durante o debate parlamentar em Bruxelas durante o debate sobre a Garantia para a Infância.  

A proposta “contém aspetos positivos, mas é ao mesmo tempo dececionante porque não é vinculativa, ao contrário, por exemplo, dos 5% do Fundo Social Europeu que terão de ser canalizados para programas de combate à pobreza infantil nos Estados-membros mais afetados.”

Manuel Pizarro sublinhou a falta de dados “credíveis e rigorosos” sobre os números da pobreza infantil na maioria dos Estados-membros. “Sem dados de qualidade será difícil monitorizar e avaliar a sua implementação”, argumentou.

O deputado apelou à Comissão Europeia que mobilize recursos para apoiar o Eurostat e os Estados-membros na recolha e tratamento de dados de natureza multidimensional porque “sem boa informação não haverá boa execução”.