PSPE
PSPE
12 Dez
Acordo Comercial UE-Japão “é uma ótima oportunidade para Portugal”

Acordo Comercial UE-Japão “é uma ótima oportunidade para Portugal”

A proposta de ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e o Japão, do deputado Pedro Silva Pereira, foi aprovada no Parlamento Europeu por larga maioria. A proposta foi aprovada com 474 votos a favor, 152 contra e 40 abstenções, o que corresponde a 71% de votos favoráveis.

 

A proposta de resolução do deputado, na qual o Parlamento Europeu adota “várias mensagens importantes” em matéria de comércio internacional e apela a ambas as partes “para garantirem uma eficaz implementação do acordo de modo a maximizar os benefícios para as empresas e para os cidadãos”, também foi aprovada por maioria expressiva.

 

“A aprovação do acordo comercial União Europeia-Japão é uma ótima notícia para a economia europeia, incluindo a portuguesa, e é uma mensagem clara contra o protecionismo. Em vez de uma guerra comercial sem vencedores, este acordo mostra que pode e deve construir-se uma globalização mais inclusiva e regulada, assente em acordos comerciais que promovam o desenvolvimento sustentável e garantam elevados padrões de proteção ambiental e social, bem como de segurança alimentar e de direitos dos consumidores”, afirma Pedro Silva Pereira.

 

O acordo “é uma excelente oportunidade para as exportações portuguesas, em especial no setor agroalimentar. Além de salvaguardar as indicações geográficas mais importantes para a nossa agricultura, o vinho português, por exemplo, vai beneficiar da eliminação da atual tarifa de 15% que o Japão aplica à entrada no mercado japonês. O vinho português exportado para o Japão ficará, assim, 15% mais barato de um dia para o outro. Outros produtos e sectores tradicionais de exportação podem também beneficiar bastante. É, sem dúvida, um bom acordo. Oxalá a economia portuguesa e as nossas empresas o saibam aproveitar”, detalha o deputado.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu