PSPE
PSPE
12 Dez
Programa Espacial Europeu deve reforçar a segurança dos cidadãos

Programa Espacial Europeu deve reforçar a segurança dos cidadãos

Os cidadãos europeus devem sentir que “a sua segurança económica, tecnológica e também física, é reforçada”, afirmou Carlos Zorrinho na sessão plenária de Estrasburgo ao intervir no debate sobre o programa espacial europeu, evidenciando também que “a visão integrada sobre o espaço é uma mais-valia para a Europa”.

 

De acordo com o deputado, apesar de “no novo quadro tecnológico o âmbito da defesa das populações e dos interesses vitais ser mais vasto do que o estabelecido pela leitura tradicional dos conflitos do passado”, e do estabelecimento de “uma fronteira rígida entre os fins civis e os fins de proteção em caso de conflito ser exercício académico”, o importante é que “a ênfase não seja colocada nos usos militares”.

 

Não sendo “isso feito” no relatório em apreciação, Carlos Zorrinho considerou que “em articulação com outros programas essenciais no domínio do reforço da capacidade científica e tecnológica da União Europeia, o programa espacial europeu 2021-2027 é um instrumento estratégico da afirmação política e económica no novo quadro global”.

 

Salientando que o objetivo do programa “é integrar as diversas iniciativas e programas em implementação e dar-lhe um novo impulso de forma a assegurar uma posição competitiva da União nas indústrias do espaço”, o deputado apelou ao envolvimento “não apenas às empresas de referência, mas também os centros de conhecimento e à rede de pequenas e médias empresas com elevado potencial neste domínio”.

 

O investimento previsto para o programa espacial europeu é de 16 mil milhões de euros, o que engloba um orçamento de 9,7 mil milhões de euros para o Programa Galileu, e de 5,8 mil milhões de euros para o Programa Copernicus. Os restantes 500 milhões são destinados a iniciativas no domínio da comunicação governamental por satélite e do conhecimento do espaço.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu