Fundo de Transição Justa aprovado no Parlamento Europeu

Fundo de Transição Justa aprovado no Parlamento Europeu 06.07.2020

A Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu aprovou a criação do Fundo de Transição Justa, a primeira proposta legislativa do Pacto Ecológico proposto pela Comissão Europeia. “Foi muito importante conseguirmos que o Fundo de Transição Justa esteja orientado para as consequências sociais da descarbonização, para assegurar que as regiões que têm de abandonar as atividades mais poluidoras conseguem oferecer serviços sociais e empregos de qualidade às populações afetadas”, afirma Pedro Marques, representante dos Socialistas e Democratas (S&D) nas negociações.

 

 

Medidas eficazes e decisivas em Moçambique

Medidas eficazes e decisivas em Moçambique 01.07.2020

O presidente da delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Paritária África-Caraíbas-Pacífico/União Europeia (ACP/UE), Carlos Zorrinho, expressa preocupação com a violência na província moçambicana de Cabo Delgado e apela ao executivo para tomar medidas “eficazes e decisivas”. O deputado considera que “a principal prioridade do Governo deve ser trazer todos os suspeitos com responsabilidade criminal à justiça em julgamentos justos”.

 

 

Síria deve reforçar esforços para uma solução política

Síria deve reforçar esforços para uma solução política 01.07.2020

A presidente da Delegação dos países do Maxerreque do Parlamento Europeu exorta as autoridades sírias a aumentarem os esforços para se alcançar uma solução política após dez anos de conflito. “Exorto as autoridades sírias a redobrar os seus esforços nesse sentido”, afirma Isabel Santos, após a Conferência de Bruxelas.

 

 

Carlos Zorrinho solicita esclarecimentos sobre incidentes em Almaraz

Carlos Zorrinho solicita esclarecimentos sobre incidentes em Almaraz 30.06.2020

A pergunta que Carlos Zorrinho dirigiu à Comissão Europeia procura esclarecer o que se passou na Central Nuclear de Almaraz no dia 27 de junho. De acordo com a notificação recebida pelo Conselho de Segurança Nuclear (CSN), “o segundo reator da central parou automaticamente depois da abertura não prevista de um dos seus interruptores”.

 

 

União Europeia deve demonstrar solidariedade com a Síria

União Europeia deve demonstrar solidariedade com a Síria 30.06.2020

A União Europeia não deverá desistir dos esforços diplomáticos de forma a alcançar um acordo de paz para a Síria que respeite as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas afirma Isabel Santos. “Devemos isso às vítimas dos horrores indescritíveis que ocorreram durante estes anos de guerra”, diz.